É importante
trabalhar uma diversidade de gêneros textuais, pois eles mobilizam no leitor
diferentes capacidades, que só são aprofundadas por meio da familiaridade com
eles. A ideia é propor a leitura e a identificação das principais
características dos diferentes gêneros textuais. O que importa não é somente
que os textos apresentem uma organização temporal e correção gramatical, mas
também qual a finalidade deles e quem são os seus leitores. Dessa forma, a
“Liga L” caprichou nessa missão.
Mr. Tintim
Livro lido: Meio-dia
Macaco Assobia
Autor: Bel Linhares
Alcy
Gênero textual do
livro: Parlendas
O
gênero textual, apresentado no livro, brinca com as palavras, passando uma
sensação agradável ao leitor. O livro não brinca somente com as palavras, mas
também utiliza imagens para se comunicar.
Uma
das histórias do livro, por meio de parlendas, fala que ao meio-dia todos estão
com a barriga vazia, é neste momento que o macaco assobia, esperando a comida
da Dona Maria. Com muita rima e brincadeira o autor prende a atenção de
qualquer leitor.
CBR
Livro lido: Os casos
do Inspetor Zinho e Kee Mi Edo – A múmia desaparecida
Autor: Antônio G.
Iturbe & Alez Omist
Gênero
textual/Tipologia textual: texto narrativo
A
partir do livro lido identifiquei algumas características desse gênero, como:
presença de narrador, diálogo, personagens, conflito, clímax, desfecho, espaço
e tempo cronológico.
A
história do livro fala sobre o desaparecimento de uma múmia em Cairo. Para
resolver esse caso são chamados dois detetives, o Inspetor Zinho e o sargento
Kee Mi Edo. Ao chegarem em Cairo os detetives descobrem que se não encontrarem
a múmia em dois dias uma maldição cairá sobre o Egito e não choverá por cem
anos. As aventuras do livro não acabam por aí, se quiser conhecê-las... Leia
esta obra por completo.
Mr. Barney
Livro lido: O Jipe
Cangaceiro na Chapada dos Veadeiros
Autor: João Bosco
Bezerra Bonfim
Gênero textual do
livro: Poesia
O
gênero textual que esse livro foi escrito mostra-se com a presença de
estrofes e versos. Não posso esquecer-me de falar das rimas que dão ao texto
tamanha beleza.
Nesse
livro conhecemos a história de um Jipe que ajuda as pessoas. Ele salvou o gado
de ser assaltado, a ganhar diamantes e a ser um guia de um lugar ecológico.
Miss Bolota
Livro lido: O
admirável corpo humano
Consultora: Maria
Teresinha Figueiredo
Gênero
textual/Tipologia textual: texto informativo
Esse
livro com “cara” de revista apresenta informações verídicas, imagens e dicas
sobre o nosso corpo e também dos animais. O que despertou minha atenção foi o
humor utilizado em todos os textos.
A
parte que destaco aqui foi que um elefante e um rato tem maios ou menos a mesma
quantidade de ossos, pois os dois são mamíferos e por isso essa semelhança.
Mr. Duck
Livro lido: PET
contra a ameaça biológica
Autor: Nestablo Ramos
Gênero textual do
livro: História em quadrinhos
O
gênero textual apresenta as seguintes características: texto escrito em formato
de balões, a presença de desenhos, onomatopeias e o uso da linguagem informal.
O livro conta a história de PET, um grupo de
animais que foi atingido por uma força que une o universo chamado de
“consequência cósmica”. Eles protegem o mundo, contra ameaças biológicas. Nessa
história eles cuidam de uma caverna que o Clareira queria destruir, porém,
Clareira soltou uma bactéria que se alimenta de matéria, mas graças ao
infalível grupo, o monstro é destruído com o uso de nitrogênio, salvando os que
estavam em perigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário