sábado, 30 de abril de 2016

Gêneros textuais e a literatura

É importante trabalhar uma diversidade de gêneros textuais, pois eles mobilizam no leitor diferentes capacidades, que só são aprofundadas por meio da familiaridade com eles. A ideia é propor a leitura e a identificação das principais características dos diferentes gêneros textuais. O que importa não é somente que os textos apresentem uma organização temporal e correção gramatical, mas também qual a finalidade deles e quem são os seus leitores. Dessa forma, a “Liga L” caprichou nessa missão.

Mr. Tintim
Livro lido: Meio-dia Macaco Assobia
Autor: Bel Linhares Alcy
Gênero textual do livro: Parlendas

O gênero textual, apresentado no livro, brinca com as palavras, passando uma sensação agradável ao leitor. O livro não brinca somente com as palavras, mas também utiliza imagens para se comunicar.
Uma das histórias do livro, por meio de parlendas, fala que ao meio-dia todos estão com a barriga vazia, é neste momento que o macaco assobia, esperando a comida da Dona Maria. Com muita rima e brincadeira o autor prende a atenção de qualquer leitor.

CBR
Livro lido: Os casos do Inspetor Zinho e Kee Mi Edo – A múmia desaparecida
Autor: Antônio G. Iturbe & Alez Omist
Gênero textual/Tipologia textual: texto narrativo

A partir do livro lido identifiquei algumas características desse gênero, como: presença de narrador, diálogo, personagens, conflito, clímax, desfecho, espaço e tempo cronológico.
A história do livro fala sobre o desaparecimento de uma múmia em Cairo. Para resolver esse caso são chamados dois detetives, o Inspetor Zinho e o sargento Kee Mi Edo. Ao chegarem em Cairo os detetives descobrem que se não encontrarem a múmia em dois dias uma maldição cairá sobre o Egito e não choverá por cem anos. As aventuras do livro não acabam por aí, se quiser conhecê-las... Leia esta obra por completo.

Mr. Barney
Livro lido: O Jipe Cangaceiro na Chapada dos Veadeiros
Autor: João Bosco Bezerra Bonfim
Gênero textual do livro: Poesia

O gênero textual que esse livro foi escrito mostra-se com a presença de estrofes e versos. Não posso esquecer-me de falar das rimas que dão ao texto tamanha beleza.
Nesse livro conhecemos a história de um Jipe que ajuda as pessoas. Ele salvou o gado de ser assaltado, a ganhar diamantes e a ser um guia de um lugar ecológico.

Miss Bolota
Livro lido: O admirável corpo humano
Consultora: Maria Teresinha Figueiredo
Gênero textual/Tipologia textual: texto informativo

Esse livro com “cara” de revista apresenta informações verídicas, imagens e dicas sobre o nosso corpo e também dos animais. O que despertou minha atenção foi o humor utilizado em todos os textos.
A parte que destaco aqui foi que um elefante e um rato tem maios ou menos a mesma quantidade de ossos, pois os dois são mamíferos e por isso essa semelhança.

Mr. Duck
Livro lido: PET contra a ameaça biológica
Autor: Nestablo Ramos
Gênero textual do livro: História em quadrinhos

O gênero textual apresenta as seguintes características: texto escrito em formato de balões, a presença de desenhos, onomatopeias e o uso da linguagem informal.
O livro conta a história de PET, um grupo de animais que foi atingido por uma força que une o universo chamado de “consequência cósmica”. Eles protegem o mundo, contra ameaças biológicas. Nessa história eles cuidam de uma caverna que o Clareira queria destruir, porém, Clareira soltou uma bactéria que se alimenta de matéria, mas graças ao infalível grupo, o monstro é destruído com o uso de nitrogênio, salvando os que estavam em perigo.

Brasília – Espaço de sabores

                No mês de abril nossa cidade (Brasília) completou mais um ano de existência. A “Liga L” prestou as devidas homenagens. De uma maneira diferente, apreciamos algumas obras literárias de Brasília,  a partir dessas obras refletimos sobre os sabores que os livros e a nossa cidade representam para nós. Portanto, hora de soltar a imaginação e “degustar” essas leituras adequadamente temperadas.


Miss Bolota
Livro lido: JK, o Lobo-Guará
Autora: Alessandra Pontes Roscoe

                O Livro fala do Lobo-Guará que vivia no cerrado, nesse local surgiu a cidade planejada. O Lobo-Guará não se intimidou com essa situação e resolveu visitar os lugares e se encantou com cada um deles, ele quase virou um lobo “urbano”. A capivara acompanhou tudo isso de perto. Pensativo sobre essa situação, o Lobo-Guará ficou preocupado de ficar só na cidade e não viver mais no cerrado, mas a capivara o aconselhou e decidiram voltar para passear nesse belo espaço.
                Se esse livro fosse uma fruta seria uma laranja, pois ela tem a mesma cor do Lobo-Guará apresentado no livro. Além disso, essa cor está presente em vários fins de tarde do nosso lindo céu de Brasília.

Mr. Duck
Livro lido: Um pau-de-arara para Brasília
Autora: João Bosco Bezerra Bonfim

                O enredo do livro conta a história de dois personagens: Assum Preto e Brasília. Assum era um folheteiro e em Brasília (cidade) encontrou a menina que procurava para salvar a sua família. Ele estava lendo um romance da Donzela Guerreira, foi quando Brasília se aproximou e foi com ela tirar prosa e mostrar os seus folhetos. Depois de uma semana, os dois deveriam se encontrar na futura capital, justamente no dia da inauguração de Brasília. A multidão era grande e por isso não conseguiram se encontrar, porém Assum Preto teve uma ideia de cantar o folheto”Coco verde e melancia”. Após sete tentativas, Brasília acabou ouvindo, e por fim aconteceu o tão esperado encontro no parque de diversões.
                Se este livro fosse um alimento, ele seria uma geleia de frutas vermelhas, apesar de ser um pouco denso e de difícil compreensão no início, ao persistir na leitura você apreciará com grande prazer o final.

Mr. Tintim
Livro lido: Brasília – de cerrado a capital da República
Autora: Lucília Garcez

                Brasília: capital federal! Isso é realmente grandioso para nós que moramos nessa cidade. O livro conta que Jataí (interior de Goiás) quase foi a capital do Brasil. Para nossa alegria, Brasília foi escolhida, pois era a mais segura (distante do litoral). Infelizmente a maioria dos pioneiros não ficava perto do Congresso Nacional, como foi prometido e por isso, grande parte foi morar no entorno. Mesmo com os problemas que enfrentamos... nossa cidade nunca deixou de ser procurada pelos turistas.
                Se esse livro fosse um alimento bem saboroso seria um suculento hambúrguer. Assim como no sanduíche, existem partes que não gostamos muito, quando algo é muito apimentado, por exemplo. Mas o resto do sanduíche dá gosto de saborear. Assim é Brasília,  não tem praia, mas tem uma bela natureza e um museu aberto na Esplanada para apreciarmos com carinho.

Mr. Barney
Livro lido: Lobo-Guará de hotel
Autora: João Bosco Bezerra Bonfim

                Esse livro conta a história de um Lobo-Guará que tem seu habitat desmatado para a construção de Brasília. Procurando um lugar para ficar, ele acaba encontrando um hotel de luxo, que possui um andar ecológico. Os hóspedes achavam que ele era um “animatronic”. Esse Lobo-Guará viveu muitas aventurar por ali.
Se esse livro fosse uma fruta, seria uma uva, pois ele é pequeno e muito saboroso, ou seja, a leitura dele é só prazer. Brasília é uma cidade pequena como a uva, e as pessoas que aqui moram parecem estar interligadas como os cachos dessas frutinhas.

CBR
Livro lido: Brasília de A a Z
Autora: Tino Freitas

                A história do livro conta sobre um pai e seu filho que decidiram visitar Brasília e conhecer os pontos turísticos e monumentos dessa cidade.
Se esse livro fosse uma bebida seria a própria água, pois assim como as nascentes de água escorrem por vários e diferentes caminhos,  assim é nossa cidade pode parecer pequena mas percorre longos distâncias.


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Clássicos da literatura

A “Liga L” realizou uma viagem no túnel do tempo e mergulhou de cabeça nos livros, foi uma experiência densa e um pouquinho cansativa, mas valeu a pena ter contato com alguns clássicos da literatura. Confira a seguir.
  
Mr. Tintim leu e compartilhou...

Os Miseráveis
Autor: Victor Hugo
Adaptação de Edy Lima



                “Os Miseráveis” conta a história de Jean Valjean que passou por 19 anos de sua vida preso por roubar um pão para sustentar seus sobrinhos. Após sair da prisão Jean Valjean tenta fazer coisas boas para provar que é um homem do bem. Uma dessas coisas boas que fez, foi cuidar de Cosette e salvá-la da escravidão e da morte. No fim do livro Cosette se casa e Jean prova sua inocência.
A situação do livro que despertou minha atenção foi a atitude de humildade demonstrada por Jean ao salvar um homem que estava sendo esmagado por uma carroça. Todos olhavam para o homem e falavam que ninguém ia conseguir tirar aquela carroça de cima dele, mas Jean acreditou e o salvou.
                Um ensinamento promovido por esse livro é que nós precisamos conhecer o interior das pessoas. Jean Valjean queria apenas sustentar seus sobrinhos e mostrou depois que era uma pessoa boa ao fazer atos admiráveis.

Mr. Barney leu e compartilhou...

O médico e o monstro
Autor: Robert Louis Stevenson
Adaptação de José Anzanello Carrascoza



A história começa com um advogado que vê uma agressão na rua, depois tem contato com o testamento de seu amigo e fica sabendo que o agressor é o dono da fortuna de seu amigo. Depois de muitas investigações descobriu que o agressor era o seu próprio amigo, dono da fortuna.
                A parte que mais gostei do livro foi quando Jekyll revela a identidade de Hyde, ao tomar uma porção que o transforma no agressor. A leitura desse livro foi cansativa, pois apresentou muitos fatos até chegar ao clímax da história, além de ter muitos personagens e excesso de situações, tornando o texto um pouco confuso.

Mr. Duck leu e compartilhou...

Oliver Twist
Autor: Charles Dickens
Adaptação de Edy Lima



                O livro “Oliver Twist” narra a história de um menino órfão chamado Oliver. Ele ficou até seus 9 anos em um orfanato nos arredores de Londres. Depois disso conseguiu sair da casa das crianças e começou sua saga em Londres. Lá passou por diversas dificuldades e conheceu famílias diferentes, até ficar na casa do Sr. Brownlow, o melhor amigo de seu pai.
                A parte que chamou minha atenção no livro, foi quando Oliver, consegue sair do orfanato e com apenas pão e água percorreu 112 Km até chegar a Londres, onde ocorre toda a história narrada nesse livro.
                O ensinamento do livro “Oliver Twist” foi o valor da família. Todas as crianças precisam do acolhimento de um lar. Quando as pessoas não têm familiares próximos, elas podem sofrer e passarem por dificuldades, a solução disso é ser integrado em uma família que faça feliz e demonstre um bom cuidado.

CBR leu e compartilhou...

Triste fim de Policarpo Quaresma
Autor: Lima Barreto
Adaptação de José Louzeiro



                O major Policarpo Quaresma é um homem correto e patriota que acabou publicando uma nota dizendo que a língua brasileira é emprestada e que a língua oficial do país deveria ser o tupi. Ele acabou sendo mandado a um hospício como louco perigoso e ao ser solto decidiu comprar um sítio e após uma série de eventos é preso novamente.
                A parte que despertou minha atenção foi quando o major foi preso pela segunda vez. Este livro me trouxe uma reflexão sobre a questão do patriotismo, como podemos valorizar o nosso país.


sábado, 2 de abril de 2016

Miss Bolota compartilha....

A Miss Bolota compartilhou conosco as impressões de sua leitura.
       
   
Querido diário otário,
29/03/2016

Eu era muito ruim em matemática e iria tirar zero na prova! Mas eu tinha a minha melhor amiga (Isabela) que é ótima em matemática. Eu pedi para ela me ajudar em matemática ! Depois ela me ajudou, mas eu não conseguiu tirar uma nota boa. Ela não desistiu de mim! Não paramos de estudar.
A minha professora de Português é legal, eu adoro ela, a sua gengiva enorme. Essa professora organizou uma atividade muito legal para a turma, adivinha o que é!?!?!?! VOCABULANDO... para quem não sabe o que é eu explico: uma competição entre pessoas que precisam descobrir o significado das palavras sorteadas e quem não errar até o final ganha, e como a Isabela não é boa em Português e eu sou a rainha dessa matéria nós vamos nos ajudar. Resolvi ensiná-la sobre o significado de várias palavras, ela me ensinou algumas também. Foi muito bom compartilhar conhecimentos com a minha amiga.

Querido diário otário,
30/03/2016

Hoje foi o VOCABULANDO e eu fiquei justamente com as palavras que a Isabela me ensinou então estava fácil #SQN. Ela me ensinou uma palavra errada de propósito! E sabe o que ela fez? Falou o significado certo para minha pior inimiga....ANGELINA, eu fiquei com tanta raiva que poderia....que poderia.... até chamar o Renzo RRRRR. Perguntei porque tinha feito isso e ela falou que era tudo para eu melhorar em matemática. Foi uma experiência confusa, valiosa e talvez não muito enriquecedora.


Se eu fosse...

Com base na obra literária “O avião fantasma – A turma dos tigres” do autor Thomas C. Brezina os integrantes da “Liga L” entraram no mundo dos personagens e participaram da brincadeira “SE EU FOSSE”... Vamos conhecer o que fariam ou quem eram se fossem os personagens deste livro.


CBR... Se eu fosse o Lu...

seria o mais atento da turma, ele encontrou a maior parte das pistas e solucionou a maioria dos enigmas que envolviam o avião fantasma. Ele possui um tablet com vários programas de extrema utilidade dentre elas estão: um tradutor universal e um decodificador de mensagens ocultas, o que torna Lu muito mais capaz de solucionar mistérios e desvendar pistas. Se eu fosse o Lu teria sido mais atento a ponto de perceber mais rapidamente que o símbolo nos tanques de oxigênio do mergulhador que os atrapalhou atirar a foto do avião fantasma era da escola de mergulho, a mesma de Börnj

Mr. Barney... Se eu fosse a Gigi...

seria o mais legal da Turma dos Tigres, assim como ela sempre foi. Eu teria percebido, com os gritos, que era melhor chamar a ajuda dos integrantes da Turma dos Tigres para desvendar o grande mistério. Apesar dela comer muito, ela era a mais esforçada e curiosa dessa turminha.

Mr. Tintim... Se eu fosse a Gigi...

seria o mais inteligente do grupo. Se eu fosse a Gigi eu ouviria os conselhos de Lu e Patrick. Ela sempre achava que estava certa, nem sempre estamos certos de tudo. É preciso ter humildade no decorrer da vida e considerar a ajuda e conselho dos nossos pais, familiares, professores e pessoas confiáveis.

Mr. Duck... Se eu fosse o Lu...

seria bastante criativo e inovador, pois ele adorava aprimorar o funcionamento das coisas. Quando nós temos esse tipo de habilidade podemos facilitar o uso dos objetos em nosso cotidiano. Além disso, Lu era muito esperto apesar acatar as ordens dos amigos, ele sempre trazia boas ideias.