sábado, 27 de fevereiro de 2016

Visita ao Mundo dos livros


Como descrever momentos prazerosos vividos em um mundo repleto de livros nesta manhã?

Leituras e mais leituras, risadas, compartilhamentos, construções poéticas e tudo que existe de mais nobre no mundo literário fizeram parte deste encontro.

Fizemos questão de ler, explorar e construir produções poéticas em homenagem ao autor Jonas Ribeiro: http://www.jonasescritor.com.br/.

Confira a seguir o RESUMO POÉTICO que os integrantes da “Liga L” produziram:


 Mr. Barney leu...

A história vazia da garrafa vazia
Autor: Jonas Ribeiro

Parar de beber
E sua família querida
Para de sofrer
Para menos pessoas pararem de morrer



Miss Bolota leu...

A história rocambolesca de Madame Valesca
Autor: Jonas Ribeiro

Um vestido muito grande
Para uma moça elegante
Foi cortado e virou cortina
A cidade ajudada por uma menina



CBR leu...

Desenho de infância
Autor: Jonas Ribeiro

A infância é uma fase para se brincar
Um garoto a usou para desenhar
O seu pai, seus desenhos passou a adorar
No desenho entraram e lá aproveitaram.
Uma garota bateu na porta do carro
E o desenho a ela entregaram.



Mr. Duck leu…

Cada bicho em seu lugar
Autor: Jonas Ribeiro

Uma casa organizada e outra bagunçada
Duas famílias diversificadas
Com o desejo de serem trocadas
O segredo é ser organizada, sendo ajudada.



Mr. Tintim leu...

O homem mais rico da cidade
Autor: Jonas Ribeiro

Dois homens ricos a competir
Algo a descobrir
É riqueza ou família

Algo a decidir...

Minha participação no “Li... Lendo... Lerei...”!!

Os integrantes da "Liga L" compartilharam conosco a experiência em participar desse movimento "Li... Lendo... Lerei...".


Compartilha conosco Mr. Tintim...

Essa participação no grupo “Li... Lendo... Lerei...” está sendo muito boa na minha opinião, estou aprendendo muito e lendo a cada dia mais e mais, além de discutir o que li com os meus colegas. Estou me divertindo muito com essa experiência que está valendo a pena.

Diz aí Mr. Duck!

Minha participação no grupo “Li... Lendo... Lerei...” está sendo muito produtiva, pois estou conseguindo ler mais livros e entender melhor a história de cada um deles. Assim como, expor isso para todos os leitores do nosso blog. Espero que todos curtam o nosso blog!!

Fala nosso amigo CBR!

Minha experiência no “Li... Lendo... Lerei...” está sendo boa. Confesso que eu passei a ler mais do que lia antes. O melhor é que o grupo é formado por meus amigos. Nossos interesses são comuns, o que torna este trabalho ainda mas legal.

Agora é a vez da Miss Bolota!

Acho que o “Li... Lendo... Lerei...” está sendo uma experiência muito legal, porque eu estou lendo mais, aprendendo mais e ampliando meu vocabulário, pois os livros que me mandam ler são incríveis e muito interessantes.

Vai com tudo Mr. Barney!

Nessa experiência do “Li... Lendo... Lerei...” estou aprendendo novas palavras para enriquecer o meu vocabulário. Comecei a ler muito mais do que lia antes e adorei meus livros que li do Pedro Bandeira sobre a turma dos “Karas” (um grupo de crianças que resolvem mistérios perigosos de vilões internacionais).

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

"A Droga do Amor" em detalhes

Os integrantes da “Liga L” exploraram em detalhes o livro “A Droga do Amor” escrito pelo autor Pedro Bandeira e escolheram alguns temas baseados na leitura deste livro para argumentar... Aprecie as produções!



Ambiguidade do título

Por Mr. Tintim (12 anos)

Gostei muito do livro “A Droga do Amor”. Estava curioso para ler esta obra, pois antes dele conheci “A Droga da Obediência” (excelente livro... recomendo para vocês leitores).
Amantes da literatura: algo que vocês talvez não percebessem antes de ler o livro, eu reparei e informarei isso neste post, se trata da ambiguidade que o título do livro, em destaque a palavra “droga”, traz para nosso esclarecimento. Para quem não conhece o significado da palavra ambiguidade eu mostrarei: “Ambiguidade é quando nós temos um termo que apresenta mais de um sentido, ou seja, quando algo pode ter duas ou mais formas de ser interpretado.” Considerando o livro “A Droga do Amor”, você pode ter interpretado da seguinte maneira: pensou que o livro tratava sobre o fato de simplesmente falar mal ou desmerecer o amor, mas para quem leu esta obra, sabe que o livro fala mesmo é de uma droga (medicação) criada para cura do mal que transforma o amor em morte.
Chega de falar de ambiguidade, vamos tratar mais sobre o livro, porém, sem contar muitos detalhes, para que vocês se interessem pela leitura desta rica obra do autor Pedro Bandeira. Como disse no início da postagem, recomendo a leitura do livro “A Droga da Obediência”, para que você leia depois “A Droga do Amor”, assim saberá mais sobre os personagens. Falando em personagens, gostaria de falar sobre o Crânio um dos protagonistas da história e um dos apaixonados por Magrí, ele é muito inteligente, nenhum cálculo passa batido por este garoto.
Não tem desculpa! Vocês precisam ler as obras do Pedro Bandeira e conhecer “Os Karas”, o avesso dos coroas, o contrário dos caretas: os super detetives juniores do pedaço.
                                                                                                                             
O grupo “Os Karas”

Por CBR (12 anos)

"Os Karas” é um grupo de adolescentes que soluciona mistérios, formado por cinco membros que são: Miguel, o líder, ele é quem comanda o grupo,  elaborando planos e estratégias ao lado de Crânio, o gênio do grupo, que é quem costuma desvendar certas pistas; Calu é do teatro do colégio, o que lhe dá algumas artimanhas para criar disfarces e se infiltrar em locais diversos; Magrí a atleta do grupo,  pratica ginástica olímpica o que a ajuda a encontrar pistas e escapar de locais e por fim temos Chumbinho o último a entrar na equipe já que ele descobriu o esconderijo do grupo e passou a contribuir com as investigações da turma, Chumbinho é quem mantém a equipe unida graças a amizade dele com os outros.
O grupo foi feito inicialmente para brincadeiras, mas acabou se tornando algo muito mais que isso. O primeiro caso que eles solucionaram foi o da “Droga da Obediência”, começou quando vários alunos de outros colégios começam a desaparecer até que um estudante do Colégio Elite (colégio onde “Os Karas” estudam) conhecido como Bronca, passa a mudar de comportamento e posteriormente desaparece e “Os Karas” vão atrás de Bronca e descobrem que os alunos desaparecidos estavam servindo de cobaias para um experimento chamado: Droga da Obediência. As aventuras desse grupo são contagiantes! Não deixe de conferir cada uma delas nos livros do autor Pedro Bandeira.

Clímax: “A Droga do Amor”

Por Mr. Duck (12 anos)

Li o livro ''A Droga do Amor '', para mim várias partes despertaram minha atenção, são diversos momentos de tensão (kkkk). Eles foram: a parte em que Chumbinho tira sua fantasia de anão na frente do grupo “Os Karas”; quando Calu desmascara o Doutor Q.I em sua tentativa de fuga da Penitenciária de Segurança Máxima; e a inteligência de Magrí para unir “Os Karas” e acabar com o caso da Droga do Amor.

Novo fim para o livro: “A Droga do Amor”

Por Mr. Barney (12 anos)

Escrever é contagiante... Ler é o meu maior prazer. Como leitores somos livres para criar, recriar, contar e recontar as histórias. Assim proponho um novo fim para o livro: “A Droga do Amor”.
... E então Chumbinho achou que deveria contar aos seus amigos o que acontecera com Crânio e Magri atrás do hospital onde estava Dona Iolanda. Sem contar que ele ainda estava “desaparecido”, o menino entendia que não seria justo com seus amigos não ficarem sabendo do beijo. Isso, com certeza, será um novo e agitado conflito entre “Os Karas”....

E para você como seria um novo fim. Crie o seu, mas para isso não deixe de ler os livros do Pedro Bandeira. 

Preá ou Carcará: a verdade e a honestidade devem sempre reinar!

Um livro com ensinamentos surpreendentes, escrito de uma maneira contagiante. A Miss Bolota explorou a obra do autor João Bosco Bezerra Bonfim e registrou suas impressões. Confira a seguir.


No Reino dos Preás, o Rei Carcará – autor João Bosco Bezerra Bonfim

Por Miss Bolota (10 anos)

Eu achei o livro legal porque fala dos Preás que estão sendo enganados pelo Carcará falando que eles iriam virar cobras e já que ele era o rei, todos acreditavam nele. Mas essa mentira não durou muito tempo porque o Zé Preá achou um livro que estava falando que preá não vira cobra e que cobra não vira carcará e ele contou para todos e eles ficaram contra o rei.

Na verdade esse livro é uma metáfora porque o carcará que engana os preás são os políticos “tipo alguns que você esteja pensando” e os preás somos nós, o povo. O legal é que o livro conta tudo isso em poesia.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Largada literária.... 1... 2... 3... e já!



A “Liga L” ou Liga de Leitoresapresenta a seguir os primeiros livros lidos para o lançamento do movimento LI... LENDO... LEREI.
Faça parte desta interessante brincadeira. Viaje conosco no mundo da literatura.

Em tempos de crise econômica, uma ótima oportunidade de conhecer lugares e pessoas incríveis é viajar no mundo dos livros.

Mr. Duck


Li a obra “Conspiração Medusa” que faz parte de uma série de livros chamados “The 39 clues”. Gostei muito do livro, pois ele conta como Dan e Amy Cahill tentam salvar sete integrantes de sua família que foram capturados pelos Vespers, sua família rival.
Toda essa série de livros é muito empolgante desde o primeiro: “Labirinto dos Ossos”. Quando você começa a ler não vai querer parar.
É uma ótima série para quem gosta de muita ação e aventura.

             


                        
                         Mr. Barney

    Eu li o livro “O Anjo da Morte” do autor Pedro Bandeira. Achei o livro muito legal pois ele conta a história do nazismo, formando o quarto Reich.
Uma coisa que achei muito interessante é que é usado o cadáver do Hittler para empalhar. E tudo isso começa com a morte do querido professor de teatro do Calu.  Durante a narrativa, eles investigam quem o matou. Gostei muito do livro. Recomendo.        
                              


                             CBR

O livro que escolhi foi “Maré de Azar” integrante da coleção “Diário de um Banana”. Greg Heffley é um estudante do segundo ano do ensino médio que está passando por uma fase difícil. Seu melhor amigo, Rowley, está com uma namorada e torna amigo de um de seus vizinhos: Fregley, que por causa de Greg acaba se tornando popular e passa a ignorar Greg.

Fregley passa a dar menos atenção a Greg. Por isso... Greg busca fazer novas amizades o que é difícil para ele, já que não é tão bom em fazer amigos. Depois de um tempo acaba entrando no clube do anuário da escola para evitar um grupo conhecido como “Os Mingo”. Após isso, Rowley termina com sua namorada e retoma sua amizade com Greg. 





Miss Bolota

    Eu li o livro “Querido Diário Otário, Nunca subestime sua idiotice”. Ele é muito interessante: fala sobre o casamento da tia da Jamie e o nível de idiotice das pessoas. A tia da Jamie vai se casar com Devan, o diretor da escola. No livro, Jamie é dama de honra do casamento e ficava horrível no vestido. Então, Devan roubou o vestido porque ele sabia que ela ficaria horrível nele.  No casamento Jamie usou o vestido do ensaio. Os noivos se casaram e viveram felizes.
    Quem escreveu o livro foi o Jim Benton, que é um autor incrível por sinal.  Ele faz parte de uma coleção que foi produzida pela Editora FUNDAMENTO. Esse livro é muito, muito bom. Recomendo.